Bar Azul
Bar Azul
Tendo em conta o enquadramento referido, é proposta uma implantação e desenvolvimento deste projeto que enquadra as características intrínsecas deste local – situado entre a avenida marginal a uma cota superior e o passeio de acesso mais restrito, junto à praia; limitado a sul pela previsão do parque de estacionamento previsto no plano e a norte por uma linha de água existente e ainda pela magnífica exposição a poente sobre a praia.
A opção foi a de moldar a construção ao espaço onde se insere, desmaterializando-se na sua relação com a Avenida automóvel a nascente – nascendo dessa cota para baixo, moldando-se à topografia e sobretudo, estabelecendo uma relação equilibrada entre estas várias realidades. Resulta parcialmente dissimulado na envolvente e, na parte voltada para a praia, pousado na plataforma que o sustenta, aberto para a paisagem e numa plataforma ligeiramente acima da cota de circulação dos automóveis.
A implantação aproveita a configuração atual do terreno, moldando os acessos a partir das duas plataformas que o limitam – a nascente a partir do passeio que acompanha o desenho da Avenida Marginal, a poente através do caminho existente.
O programa traduz a intenção preconizada resultando uma distribuição funcional que acompanha o enquadramento. Assim são privilegiados as orientações sul e poente para a localização dos espaços de estar interiores e de esplanada e os acessos a partir do estacionamento para a localização dos apoios de praia.
Leça da Palmeira, Portugal
A. Camposinhos Araújo e Filhos Lda
2009 - ...
A decorrer
Arquitectura