top
3
4
6
5
2
1

Bar L’Kodac

Propõe-se uma implantação e desenvolvimento deste projecto que tem em conta as características intrínsecas deste local e na forma como proporciona uma plataforma para a construção deste equipamento a uma cota intermédia entre a praia e a Rua; pelo novo enquadramento que lhe é conferido com o arranjo da Marginal de Leça da Palmeira e ainda pela magnifica exposição de que dispõe, que lhe permite um domínio visual de toda a praia.

A opção foi a de moldar a construção ao espaço onde se insere, desmaterializando-se na sua relação com a Rua, reduzindo-se ao elemento mais simples – um muro, a partir do qual se fazem, por escada e por rampa nos extremos opostos, os acessos ao equipamento. Este resulta parcialmente dissimulado na envolvente e, na parte voltada para a praia, pousado na plataforma que o sustenta, aberto para a paisagem.

A implantação aproveita a configuração actual do terreno, moldando os acessos nas rampas pré-existentes, contudo, propondo, na parte superior do aterro existente, uma alteração do coberto vegetal, em continuidade com o proposto no arranjo da marginal em execução e ocultando parte da construção proposta.

O programa traduz a intenção preconizada. Na parte enterrado do edifício localizam-se todos os apoios, quer os que dizem respeito á parte de apoio á praia quer os que estão mais directamente relacionados com os estabelecimentos de restauração e bebidas. A área construída que se destaca do muro é composta por uma área de serviço, uma sala de refeições e um espaço de esplanada.

 

Localização

Leça da Palmeira, Portugal

Cliente

Marés do Aterro, Hotelaria e Serviço, Lda

Ano

2007 - 2011

Estado

Concluído

Âmbito

Arquitectura, Engenharia

Category