Centro de Atividades Ocupacionais | Lar Residencial
Centro de Atividades Ocupacionais | Lar Residencial
O projeto apresenta um programa com várias valências, onde se pretende construir um espaço que sirva como plataforma de desenvolvimento e apoio a uma comunidade que não consegue integrar o mercado de trabalho profissional normal.
Será previsto que o edifício tenha capacidade de alojamento para 30 utentes, com a criação de quartos triplos e quartos individuais. O edifício projetado aproveita a inserção num terreno com uma grande diferença de cotas, utilizando as cotas de referência baixa e alta para criar dois acessos. A implantação do edifício prevê que a entrada de utentes seja feita pela Rua Quinta do Fontão, aproveitando-se a cota de referência para, a partir daí desenhar o programa funcional.
Pretende-se que o programa funcional seja distribuído só num piso, promovendo a simplicidade e facilidade no acesso aos diferentes espaços. Os espaços serão organizados à volta de dois grandes pátios, de contemplação e relaxamento, que conferem ao espaço um ambiente iluminado e fresco, dando sempre a sensação de prolongamento das áreas interiores para o exterior.
O terreno onde se insere o Equipamento apresenta uma diferença de cotas de 5 metros entre o ponto mais baixo, com ligação à rua Quinta do Fontão e o ponto mais alto, com ligação à travessa Quinta do Fontão. Sendo assim, tomou-se a opção de virar o edifício para a Rua Quinta do Fontão, aproveitando o declive natural do terreno para implantar um volume que não tem grande expressão volumétrica e que permite criar as condições para o fácil acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
Vila Nova de Gaia
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
2020-...
Em projeto
Arquitetura; Engenharia