Centro de Saúde de Vila Flor
Centro de Saúde de Vila Flor
A remodelação do antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor e a sua reconversão num centro de Cuidados Continuados. Ainda neste terreno, a remodelação e ampliação do Centro de Saúde, a criação de uma Unidade de Saúde Familiar e de um edifício destinado a Fisioterapia.
Apesar do desenvolvimento em tempos diferentes destas várias realidades, a sua sequência permitiu dotar o conjunto de uma uniformidade na linguagem arquitetónica e racionalidade na funcionalidade e nas interações das várias valências.
Também a necessidade da integração das construções novas com os edifícios existentes e ainda de uma correta adequação do construído a uma topografia muito marcada pelos desníveis existentes na área a intervir, foram factores determinantes no desenvolvimento do projeto.
Para as construções novas é proposta uma implantação, que adossando a nova construção à existente, no seu topo Norte, aproveita num primeiro plano um muro existente para constituir a este nível a fachada da nova construção, que por sua vez fará a ligação com um outro corpo localizado numa cota superior. Esta aparente autonomia dos dois volumes de construção propostos terá, quer na execução, quer ao nível da funcionalidade, inegáveis vantagens. Na execução, porque permitirá o seu faseamento e a rápida disponibilidade do espaço localizado à cota do edifício atual – fundamental na articulação com a já referida remodelação do edifício destinado ao Centro de Cuidados Continuados. No funcionamento, porque garantindo o acesso a cotas diferentes aos diversos sectores, permitirá a sua hierarquização, num contributo para um melhor funcionamento.
Vila Flor, Portugal
Sub Região de Saúde de Bragança
2003 - 2005
Concluído
Arquitectura, Engenharia